segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Vaidade

Salões de beleza são, atualmente, locais aonde pode-se fazer muito mais que um corte de cabelo, barba ou unhas dos pés ou mãos. Oferecem todo tipo de tratamento com os nomes e ingredientes mais criativos e inusitados. Já vi escovas, permanentes ou não, feitas com chocolate, pitanga, orquídeas, morango... dá pra fazer um belo coquetel com todos esses ingredientes. E decorá-lo!
A senhorita entrou especulando a respeito do custo de um peeling facial que lhe devolvesse os últimos dez anos. Pelo menos! Queria algo rápido e eficiente. Pra ficar linda. Em época de final de ano isso parece ser muito importante.

- Será meu presente de natal! Sabe? Quero ser uma nova mulher e entrar 2009 com corpo e alma de menina!
- Claro! Que mulher não quer arrasar na noite de Révéillon? Não é mesmo? Você pode me emprestar sua identidade para fazermos um cadastro rápido?
- Com certeza, aqui está!
- (...)
- Senhora, precisamos avaliar o nível de desgaste de sua pele e decidir qual seria o tratamento mais indicado. Poderia acompanhar nossa atendente até a sala da nossa especialista?
- Claro, por onde eu vou?
- Por aqui, por favor. A Dra Hermínia virá em um segundo!

Era uma sala pequena, porém muito bem decorada com belos móveis, espelhos e flores. Nas paredes, algumas fotos de clientes ilustres. Na mesa de canto, logo à esquerda, uma série de revistas especializadas em todo o tipo de assunto relacionado à estética. Tão específicas que qualquer paciente que ali sentasse, certamente se fixaria nas fotos de antes e depois. O que afinal de contas era a função das publicações naquela sala.

- Oi...me desculpe a demora. Nessa época do ano, você sabe, todos querem mudar o visual ou tratar de alguma coisinha...
- Imagine Dra...
- Hermínia. Muito prazer. Olha Adriana, eu vou precisar fazer algumas perguntas e uma avaliação de sua pele antes de apresentar os possíveis tratamentos que oferecemos, ok?
- Claro Dra. sinta-se à vontade. Não tenho esse tipo de problema, acho que é preciso muita maturidade para assumir esse tipo de responsabilidade. Afinal de contas, a nossa vaidade não pode se sobrepôr à saúde jamais! E eu já sou uma mulher de 35 anos...passei da época da inconseqüência...
- 38...
- Como?
- Desculpe, Adriana, mas pela sua ficha cadastral consta que você tem 38 anos, será que nossa atendente errou mais uma vez...?
- Ah...nossa, puxa, eu sempre digo para as minhas amigas que essa coisa da idade é tão complicada... me desculpe mesmo, é uma coisa de...sentimento, sabe? Sempre fui um pouco assim...
- Certo, espírito jovial! Eu entendo! Imagine você que eu tenho 40 anos!
- Sim?...
- ...
- 40 anos! É minha idade!
- Ah...claro! Nossa, você está ótima!...Eu não diria!
- Agradeço muito! Mas como íamos dizendo, você vai completar 39 em Janeiro, certo?
- Bom... sim, no finalzinho...quase Fevereiro!
- Então temos que prestar atenção a esse tipo de detalhe! E outros também. Por exemplo, se você fuma, usa álcool, grogas, algum tipo de creme a base de corticóides...
- Não, não, não, não...
- Que maravilha! Levar uma vida saudável é importante para manter uma aparência jovial!
- Eu pratico Yoga, faço refeições leves, não como carnes há 25 anos e uso sempre filtro solar! Até no inverno!
- Que bom Adriana! Fico feliz. Se tudo correr bem em nossa análise profunda, você vai ter uma série de opções excelentes para fazer sua transformação de final de ano!!
- Ai Dra Hermínia, é tudo o que eu quero! Meu presente de natal, sabe?
- Me acompanhe aqui até a cadeira... isso, sinta-se confortável...deixe-me ver...
- Ai, tô um pouco nervosa!
- Hummm...
- O que houve?
- Essa vida na cidade... acaba com nossa pele! Vendo aqui pela lente, eu diria que você fuma um maço de cigarros por dia!! Mas imagine! É essa atmosfera de shopping center, não é mesmo?
- Ah...que terrível, não? A gente nunca está segura! Mas eu confesso. Meu marido fuma! Eu já fiz de tudo para fazer com que ele parasse, mas não tem jeito! E eu acabo convivendo com isso diariamente né?
- Claro, imagino...deve ser terrível Ainda mais para uma mulher como você, tão...natureba, né?
- Completamente! Como te disse!
- Adriana, vamos voltar à mesa.
- Então Dra? O que você achou?
- Bom, nós temos uma série de tratamentos fantásticos aqui. Peelings de ácido retinóico, eu não aconselho por serem muuuito superficiais para o seu caso. Talvez um de ácido tricloroacético, mas realmente, o que eu aconselharia seria um tratamento a laser de CO2. Ficaria um escândalo! Nasceria uma nova mulher!
- Bom Dra, é você quem manda! Estou em suas mãos!
- Então nós podemos marcar seu tratamento para o próximo mês?
- Mas Dra, eu achei que sairia daqui hoje lindíssima! Você não teria uma vaguinha pelo menos para a próxima semana?
- Adriana, você precisa de alguns cuidados pré-cirurgicos para fazer esse tratamento. O primeiro deles é ficar longe do "seu marido" por uns 30 dias! Cigarro é terrível!!!
- Ah...claro, nossa ele vai ficar louco com isso!! Não quero nem imaginar!
- Além disso, evite todo tipo de medicamento a base de AAS ou que tenham efeitos coagulantes. Pelo menos 15 dias! Quando chegar mais perto do dia da cirurgia, outros cuidados deverão ser tomados...
- Como assim Dra? O que mais eu preciso fazer pra ganhar de volta uns aninhos?!!
- Calma, querida. Beleza é assim. Tem sempre um preço!
- Nossa, e nós ainda nem falamos sobre isso né?
- Quanto a este fator, não se preocupe. Tudo aqui tem um jeito. Você faz o peeling e quando terminar de pagar ainda nem vai precisar de outro!!!
- Por favor!!! Eu quero é arrasar no Révéillon e depois manter os cuidados!
- Révéillon? Querida, acho muito pouco provável que possamos fazer um tratamento desta profundidade agora...
- Como assim Dra? O que me impediria?!!
- Bom, além de precisarmos de uma média de 30 dias de preparativos, você vai ter um pós-operatório bastante complicado! Alguns cuidados deverão ser seguidos até 90 dias depois do tratamento...
- 90 dias?! Puxa! Jamais imaginei algo assim!!!
- Querida, você vai precisar usar lenço, óculos escuros, evitar sol, vento, ...
- Nossa!! Por favor! Não é possível. Eu preciso de alguma coisa mais rápida! Menos indolor e que resolva minha situação até o dia 31 do mês que vem!!!
- Olha Adriana, te aconselho, neste caso, a voltar à nossa recepção. Fale com a atendente e ela ira lhe mostrar excelentes produtos que garantem resultados ótimos em pouco tempo! Cápsulas de colágeno, pílulas catalisadoras de gordura localizada, ampolas de hidratação profunda... Tenho certeza que você vai se sentir muito bem assistida!
- Puxa, não tenho como agradecer sua atenção. Quem sabe um lifting no próximo ano não? Daí posso aproveitar para fazer uma otoplastia, lipostabil, botox...ai, não vejo a hora!
- Ta certo, querida, desculpe não poder ajudá-la nesse momento...fique com nosso cartão. E leve também este aqui. É um excelente dentista que poderá fazer um clareamento incrível e acabar com todas essas manchas de nicotina que "seu marido" deixou em você!
- Ah... muito obrigada! A saída é por ali, não?!
- Por favor. volte sempre!

Nenhum comentário: