sexta-feira, 25 de março de 2011

O mundo perdeu a espontaneidade. A idéia fixa de padronização tomou conta da mentalidade humana de tal forma, que hoje existe receita para quase tudo! Quem quer montar um negócio, compra uma cartilha que ensina passo a passo do empreendimento e manda ver! Nem sempre o produto é lá essas coisas, mas não importa. Importante mesmo é ser bem administrado, ter estratégia de Marketing, boa divulgação, etc. Um restaurante, por exemplo, pode chamar atenção por sua comida, público, localização, atendimento, etc. As pessoas não consomem só o que vem no prato. Um grupo musical pode fazer sucesso por sua qualidade, pelo naipe de metais, pelas excelentes letras ou bela beleza de um ou mais componentes.

Foi pensando nessas questões que resolvi facilitar a vida de quem anda buscando fama a qualquer preço. Ainda existe espaço para quem faz desse seu objetivo de vida. E se engana quem pensa que é preciso ser criativo, empreendedor ou possuir qualquer outro predicado semelhante. Foco, dedicação e perseverança, são as novas palavras de ordem. Além, é claro, de uma forcinha na hora de organizar seu projeto. Escolha seu ramo e mãos à obra!

Grupo de Pagode:

1- Nome:

a) Qualquer palavra que termine em “A” na terceira pessoa + Samba. É mais eficaz quando se escolhe um substantivo terminado em “ção”, retira-se este sufixo e o substitui por “Samba”

Ex.:

(Imaginação – ção) + samba = ImaginaSamba

(circulação – ção) + Samba = CirculaSamba

(dominação – ção) + Samba = DominaSamba

(criação – ção) + Samba = CriaSamba

(correção – ção) + Samba = CorreSamba

(falação – ção) + Samba = FalaSamba

(Informação – ção) + Samba = InformaSamba

b) Samba + qualquer outra palavra que comece com a letra “A” ou no gênero feminino (que seja antecedida do artigo “A”) ou ainda qualquer adjetivo com a letra “B”.

Samba + Amigo = SambAmigo

Samba + Assim = SambAssim

Samba + Amélia = SambAmélia

Samba + Atitide = SambAtitude

Samba + Amor = SambAmor

Samba + A Cor = SambACor

Samba + Bem = SambaBem

Samba + Bom = SambaBom

Samba + Boom = SambaBoom!

2- Música

a) Escolher um refrão de memorização rápida, preferencialmente com rimas. O restante pode falar qualquer coisa. É interessante quando a primeira música de trabalho tem o nome do grupo no refrão.

DICA: Abuse dos trocadilhos infames.

Ex.1:

Samba bem comigo

Samba bem com meu amigo

Samba bem também!

É SAM-BA-BEM! (Assim, pausadamente!)

Quem samba acompanhado é que SambaBem!

Ex.2:

Samba amor, que eu quero te beijar

Só se for, até me acabar!

Ex.3:

Samba Boom da esquina tá bombando demais

Samba Boom da esquina tá ficando diferente

Todo mundo sabe e não volta mais atrás

Samba Boom dá mais batuque e alegria pra gente!

Grupo de Axé:

1- Nome

a) Na Bahia é moda utilizar nomes abstratos para as bandas de Axé. Aromas peculiares e inexistentes são uma excelente aposta. Da mesma forma que nomes próprios femininos. Mas claro, é fundamental que a nomenclatura se inicie com a palavra “Banda”.

Ex.:

Banda cheiro de vida

Banda cheiro de alegria

Banda cheiro de auê

Banda cheiro (A variante “Xêro” também é uma boa!)

Banda Ana (com trocadilho, por favor!)

Banda Gi

Banda Lua

b) Outra possibilidade é misturar ingredientes culinários pouco harmônicos. Quanto mais esquisita a mistura, maior o sucesso! Vale também criar alimentos que não existem.

Ex.:

Carambola Malagueta

Ossobuco de côco

Mel de Umbú

Caldo de querer


c) A terceira e última possibilidade seria a apropriação de uma gíria ou neologismo popular. Como não possuem dono, essas palavras agregam o sucesso e a popularidade que já possuem à imagem do grupo novo. É como se aquela expressão ganhasse forma!

Ex.:

Zueira

Ziriguidum

Banzo

OBS: É FUNDAMENTAL que o nome do vocalista seja muito bem pensado. No caso de ser mulher, deve-se duplicar uma ou mais consoantes ou trocar “i” por “y”. A Bahia acha chique!

Ex.:

Claudia Costta

Julyana Silva

No caso de ser homem, esqueça o nome e adote um apelido de no máximo 3 letras! Mais que isso é demais para o baiano lembrar.

Ex.:

Téo

Til

Lau

Gui

Gi


2- Música

É o que menos deve preocupar quem quer montar um grupo de Axé. O ritmo tem que ser bom e os instrumentistas porretas, como diria um bom baiano. Mas a letra não precisa dizer absolutamente nada! Basicamente um refrão que grude na cabeça das pessoas e, claro, erotizar é palavra de ordem! O refrão pode ter apenas duas frases com uma gíria ou trocadilho, seguidas de sons hululantes, vibração e muito la-la-la, le-le-le ou suas variantes, ia-ia-ia e ie-ie-ie.

Ex.1:

Vem chupar aqui na minha mão

E chupa o morangão, e chupa o morangão!

Ex.2:

Hoje eu quero veeeeer

La-la-la, le-le-leeeeeeee!

Se eu te pegar eu vou fazeeeeer

La-la-la, le-le-leeeeeee!!!

Escola de Samba

1- Nome

O mercado está complicado para quem quer criar uma nova escola. Mas não se deve desanimar! Com um bom “patrocinador” qualquer agremiação pode chegar ao grupo especial e surpreender em pouco tempo! A questão do nome deve ser tratada separadamente, no que diz respeito a RJ e SP. Cada cidade tem a sua própria maneira de denominar suas escolas. Observe:

a) Rio de Janeiro: É o berço do samba e do carnaval que conhecemos hoje. A primeira escola surgiu ali e o nome “Escola de samba” também. Isso criou uma tradição que é mantida quase inalterada ao longo de gerações de sambistas, salvo exceções, é claro. Basicamente o seguinte:

GRES

Acadêmicos

De ou da

Nome da comunidade

Unidos

Adjetivo plural. ex.: caprichosos, inocentes, irreverentes, etc.

União

b) São Paulo: Não existe regra para os nomes de Escola de Samba nesta cidade. Qualquer coisa vale! Aliás, o Carnaval de São Paulo é qualquer coisa, menos carnaval. É como se o Rio resolvesse fazer farra do boi! Por isso, se for criar uma agremiação ali, ela poderá se chamar, por exemplo, “ES Jefferson da Moóca” ou mesmo “ES Cinderela do Arouche” ou ainda “ES Ipiranga com São João”.

2- Enredo

Não é nenhum desafio! Na verdade, carnavalesco é atualmente uma das profissões mais simples do mundo! O negócio é ser irreverente e criar algo que a Sapucaí nunca viu. Que se danem os compositores, que terão que suar a camisa para escrever um bom samba-enredo com aquele tema! E a comunidade trabalhará 4 vezes mais para conseguir fazer essas idéias loucas se tornarem reais. O enredo é a chave e existe uma ótima receita para criar um! Basta escolher um personagem qualquer, inseri-lo em um contexto histórico, real ou ficcional, do qual ele jamais tenha participado e fechar com uma frase de efeito carnavalesco. Veja no quadro abaixo:

Personagem

Contexto

Frase de efeito

Dom Quixote de la Mancha

Minas do rei Salomão

Uma explosão de cores!

Peter Pan

Sistema imunológico

Brilho e magia na terra do carnaval

Rainha Vitória

Termas de Caracala

A grande festa do povo

Catarina de Médici

Bug do milênio

Luxo e riqueza na passarela do samba

Pero Vaz de Caminha

Queda da Bastilha

E fez-se a luz e a alegria!

Louro José

Reino dos Tupis

Paz, amor e Carnaval!

Simone de Beauvoir

Mundo de Shakespeare

Alegria, alegria, alegria!

Observe que você pode fazer a combinação que achar mais interessante, misturando aleatoriamente as colunas do quadro. O resultado sempre será criativo e misterioso! Por exemplo:

“Louro José cai no sistema imunológico. Brilho e magia na terra do Carnaval!”

“Dom Quixote de La Mancha no reino dos Tupis. Paz, amor e Carnaval!”

E por aí vai! Experimente!